Afefobia em Foco: filme Repulsão a partir do prisma psicanalítico

Autores

  • Débora dos Santos Silva Centro Universitário Dr. Leão Sampaio – UNILEÃO
  • Cícera Maria dos Santos Gomes Faculdades Integradas de Patos – FIP
  • Ana Olívia de Oliveira Marinho Universidade de Pernambuco - UPE

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i39.1028

Palavras-chave:

Afefobia, Carole Ledoux, Amor, Loucura, Associação Livre

Resumo

O termo afefobia representa aqueles que sentem uma forte angústia com sintomas de taquicardia, sudorese, sensação de punhalada no peito, náusea e tremores quando tocados. Estes sintomas podem variar de pessoa para pessoa, sendo que algumas podem senti-los até em contatos/toques sociais: como um simples aperto de mão. A evitação fóbica tende a ficar evidente na idade adulta quando as pessoas geralmente elegem um objeto amoroso. Tende a surgir com intenso sofrimento psíquico a depender de cada história de vida e da estruturação clínica. Para abordar o tema, utilizou-se o recurso do estudo de caso, onde foi feito a descrição e análise da personagem principal do filme Repulsão, Carole Ledoux, no intuito de vislumbrar e melhor entender, a partir da ficção e norteada pela psicanálise, um assunto que causa bastante sofrimento em quem padece desta problemática afetiva. Conclui-se sinalizando a importância da associação livre, da fala em análise, para que se possa lidar com os afetos e possibilitar, por acréscimo, a cura de sintomas que causem adoecimento.

 

Palavras-chave: Afefobia; Carole Ledoux; Amor; Loucura; Associação Livre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora dos Santos Silva, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio – UNILEÃO

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

Referências

FREUD, Sigmund. À guisa de introdução ao narcisismo (1914). In. Escritos sobre a psicologia do inconsciente (1911-1915). Rio de Janeiro: Imago Ed., 2004.

______. Conferências introdutórias sobre psicanálise (Parte III) (1915-1916). Edição standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. Delírios e sonhos na Gradiva de Jensen (1907[1906]). In. “Gradiva” de Jensen e outros trabalhos. Edição standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

GOBBATO, Gilberto Gênova. Transferência: amor ao saber. Ágora, v. IV n. 1, 2001.

LACAN, Jacques. O seminário, Livro 8: A transferência. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

LA FONTAINE, Jean de. O amor e a loucura. In: Os melhores contos de loucura. Flávio Moreira da Costa (Org.). Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.

REPULSION. Filme britânico. Diretor Roman Polanski. Ano de lançamento: 1965.

ZWEIG, Stefan. 24 horas na vida de uma mulher (1935). Editora L&PM, 2007.

Downloads

Publicado

2018-01-30

Edição

Seção

Comment