A ID on line. Revista de psicologia é de caráter Nacional, Multidisciplinar e circulação Internacional. Congrega artigos das áreas de Psicologia e interfaces, cadastrada com o ISSN 1981-1179.

Histórico do periódico

A ID on line. Revista de psicologia foi criada em 2007 pela Professora Gislene Farias de Oliveira, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri – URCA. Esta publicação digital foi concebida para suprir uma carência identificada pelos pesquisadores da área com relação a uma publicação mais abrangente e, que também chamasse atenção para temáticas de Psicologia. A revista abriu espaço para artigos fundamentados em pesquisas inéditas em diversas áreas do conhecimento, tanto por pesquisadores em processo de formação quanto por especialistas reconhecidos. Inicialmente foi avaliada pelo Qualis/CAPES com B5, e logo na próxima avaliação e em reconhecimento de sua qualidade editorial, passou a ter extratos por área de B2 a B4. Na última avaliação, realizada em 2019, foi elevada ao estrato B3 (Geral), uma média dos extratos das áreas e em virtude do crescimento da expressividade do periódico nas diversas áreas.
Em sua primeira década de existência (2007-2018) a revista publicou pelo menos três edições anuais. A partir de 2018, devido a grande demanda por parte dos pesquisadores, passou a ter quatro publicações anuais, em alguns casos com números suplementares, quando havia publicação de anais de eventos.
Desde o primeiro número, recebeu contribuições de pesquisadores de todo o Brasil e, ao longo dos anos, observou-se uma forte tendência de diversificação regional, que se expressa tanto no esforço editorial de organizar dossiês temáticos quanto nas contribuições que têm chegado de todas as regiões do Brasil. Em alguns números, observa-se contribuições qualificadas em idioma espanhol e inglês, o que vem posicionando a revista como uma referência importante do campo na América Latina. Atualmente estamos trabalhando para oferecer a versão em inglês, favorecendo o diálogo com um público ainda mais expressivo. Sua crescente visibilidade deve-se, principalmente, à efervescência dos debates atualizados dos artigos publicados, à qualidade e ao ineditismo dos textos publicados, à seriedade no processo de avaliação cega por pares e, ainda, à boa articulação nacional e internacional dos pesquisadores.
O periódico vem desempenhando um papel fundamental na difusão nacional e internacional de pesquisas recentes e dos temas atuais dos debates publicados. Sua ampla circulação, garantida por formato online e de acesso livre, a transforma em alavanca desses debates e em fórum privilegiado de um intercâmbio acadêmico que tende a ser cada vez mais internacionalizado. Por tudo isso, a ID on line. Revista de psicologia consolidou-se como um periódico de referência, divulgando pesquisas inovadoras, renovando-se como um importante Periódico Nacional.
Em 2020, a revista passou a ser publicada pelo Instituto Persona de Educação Superior, conservando tanto a sua fundadora como editora gerente, a Professora Dra. Gislene Farias de Oliveira, atualmente Professora Associada da Universidade Federal do Cariri – UFCA, como toda a equipe editorial que hoje conta com pesquisadores/colaboradores das mais diversas universidades do país.